terça-feira, 10 de abril de 2012

Como criar ícones no Paint

O Paint é uma ferramenta básica do Windows muito versátil. Para além de nos permitir desenhar e trabalhar com vários formatos de imagem, permite-nos também criar Ícones para personalizarmos as nossas pastas ou aplicativos.

Desde o surgimento do Windows XP até ao recente Windows 7, os ícones sofreram uma grande evolução. Deixamos de estar limitados a 16 ou 256 cores, sendo possível neste momento criar imagens até 32 bits. Além disso os ícones deixaram de se limitar ao tamanho de 16x16 pixels ou 32x32 pixeis, passando para um formato padrão de 48x48 pixeis, podendo atingir tamanhos de até 256x256 pixeis. Isto fez com que os ícones se tornassem mais reais, com maior brilho e com uma aparência mais apelativa.

Nesta publicação vou mostrar-vos como criar um ícone simples, e de que forma é que podemos utilizá-lo para personalizar as nossas pastas.


Criar o ícone

1º Passo
Abre o Windows Paint e cria uma nova área de desenho com 256 x 256 pixeis. O ícone deverá ser sempre desenhado dentro de uma área quadrada. (ver publicação: "Como alterar a dimensão da área de desenho do Paint")

2º Passo
Elabora o desenho utilizando as ferramentas de desenho do Paint.

3º Passo
Depois de concluído o desenho, vamos então guardá-lo num formato de imagem de ícone. Para quem não conhece, a extensão do formato de imagem de ícone é ".ico". Esta extensão não aparece na lista de formatos disponíveis quando estamos a guardar o ficheiro, mas o Windows Paint reconhece-a, e assim sendo, também nos dá a possibilidade de guardar as nossas imagens nesse formato.

Agora vamos à parte mais importante do processo de conversão da imagem para ícone. Clica no botão do Paint e escolhe a opção "Guardar como". Na janela que surge vais escolher a localização onde pretendes guardar o teu ícone. Depois, na opção "Guardar com o tipo:" escolhe "Mapa de bits de 24 bits (*.bmp;*.dib)". Por último, e esta é a principal operação para que o ficheiro fique a ser reconhecido como ícone, quando tiveres a atribuir o nome ao ícone faz da seguinte forma: "(nome do ícone).ico", clica em guardar e já está criado. O .ico é a extensão final da imagem de ícone.


Aplicar o ícone a uma pasta

Faz o clique direito do rato sobre a pasta que queres personalizar, e no menu que surge, escolhe a opção "Propriedades". Na parte superior da janela de propriedades da pasta clica no separador "Personalizar". Em seguida, na área de "Ícones de pastas" clica em "Alterar Ícone...". Agora clica em "Procurar" e vai à pasta onde guardaste o teu ícone, seleciona-o e clica em "Abrir" e depois em "OK". Por último clica em "Aplicar" e temos a pasta personalizada.

Vê neste vídeo todo o processo de criação e aplicação de um ícone: